ALMANAQUE DA TV

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Índia investiga pai por tentar vender estrela de "Milionário"

Rubina Ali e Azharuddin Ismail, que atuaram no 'Quem Quer Ser Um Milionário', em Nova...


MUMBAI (Reuters) - A polícia de Mumbai está investigando denúncias de que o pai da principal atriz mirim do filme premiado com o Oscar "Quem Quer Ser Um Milionário?" teria tentado vender sua filha por 200 mil libras (290 mil dólares).

A mãe de Rubina Ali, de 9 anos, protestou depois de um tablóide britânico ter alegado que o pai da atriz tentou vendê-la. Um representante do jornal teria abordado o pai da atriz, fazendo-se passar por interessado em comprar a menina.

A polícia convocou Rubina Ali e seu pai, Rafiq Qureshi, a uma delegacia de polícia na noite de domingo e gravou seus depoimentos.

"No domingo a mãe de Rubina, Khurshid, prestou queixa à polícia, dizendo que seu ex-marido estaria tentando vender a filha deles. Ela teria visto relatos na TV nesse sentido," disse à Reuters o vice-comissário de polícia, Nisar Tamboli.


"Quem Quer Ser um Milionário", romance sobre um rapaz favelado que compete num game show na televisão, recebeu oito Oscar em fevereiro, mas provocou polêmica em partes da Índia.

A operação conduzida sob disfarce pelo tablóide News of the World rapidamente fez manchetes na Índia.

Rubina, que representou a heroína do filme, Latika, quando criança, vive com seu pai e sua madrasta numa favela na periferia de Mumbai, o centro financeiro da Índia.

Sua família negou que esteja disposta a vendê-la.

"Nunca imaginamos que teríamos que enfrentar isto. Somos pessoas pobres. Para nós, nossos filhos são tudo. Por que entregaríamos Rubina dessa maneira?", disse um tio da atriz mirim, Moinuddin Qureshi.

"Isso não passa de uma tentativa de sujar o nome dela. Afinal, ela virou mundialmente famosa agora, não?", disse Qureshi.

Os criadores do filme estabeleceram um fundo para a educação de Rubina Ali e do ator mirim com quem ela contracena no filme, Azharuddin Ismail. As autoridades de Mumbai disseram que o Estado daria casas às crianças.

O título original do filme, "Slumdog Millionaire", provocou ultraje e protestos em partes da Índia, sendo visto como pejorativo em relação aos milhões de favelados indianos. O termo "slumdog", literalmente "cão de favela", é usado para designar os moradores de favelas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial