ALMANAQUE DA TV

sexta-feira, 8 de maio de 2009


Em “Caminho das Índias”, a personagem Dayse, interpretada por Betty Gofman, está sempre em busca do equilíbrio. Para isso, ela energiza o ambiente, canta mantras e acende incensos.

Inspirados nessa busca por uma vida mais tranqüila, fizemos uma enquete nos bastidores da novela para descobrir com algumas atrizes do elenco se elas se consideram zen e o que fazem para relaxar.

Juliana Paes
“Para ser zen a gente tem que parar um tempinho para respirar. A diferença está na concentração, respirar prestando atenção. É nisso que consiste a meditação. Não é necessário ser um guru para parar e respirar. A gente precisa mentalizar e ter um tempinho para si, pode ser 10 minutinhos por dia”.

Christiane Torloni
“Eu não acho que seja uma pessoa zen. Exatamente por isso, nos últimos anos, tenho tentado aprender técnicas para ‘aguentar mais o tranco’. Tem horas em que, se você não respirar, como dizem os budistas, age de maneira mecânica, xinga, se estressa... Tento ser mais zen através de técnicas de meditação e exercícios físicos, que sempre acalmam. É muito bom fazer alguma atividade física que nos dê prazer, você congela os problemas e tem que focar naquilo que está fazendo no momento. Em certas posições de ioga, por exemplo, se você parar para pensar, cai, então nem dá para pensar nos problemas”.

Débora Bloch
“Eu faço ioga há mais ou menos sete anos e também fico ouvindo música. Eu aprendi, nesses anos de profissão, a ficar calma quando tem que ficar, me concentrar quando é preciso e ter paciência”.

Letícia Sabatella
“Dizer que é zen é uma precisão de tempo entre em repouso e ação. É buscar equilibrar os opostos dentro de você e no mundo externo, procurar a complementação e não só a oposição. Ser zen é achar um equilíbrio e estar no tempo certo. As pessoas acham que quem é zen vive atrasado, mas na verdade eles vivem no tempo certo”.

Ana Furtado
“Eu vou para o mar, sento na areia e fico escutando o som das ondas. Isso me acalma profundamente, me leva a um estado de relaxamento intenso. Eu faço isso com frequência, pois como eu moro de frente para a praia, se não der pra descer, da varanda eu já relaxo”.

Marjorie Estiano
“Eu tento muito ser zen! Eu gostaria de encontrar o equilíbrio. Tudo precisa do lado A e do lado B. Mas nós não podemos absorver a energia negativa dos outros quando eles estão num mal dia. É preciso entender que cada um acorda com uma energia”.

Nívea Maria
“Eu não faço nada no dia-a-dia, meu temperamento já é zen e calmo. Quando eu fico muito agitada, simplesmente deito e respiro com calma até encontrar um equilíbrio de novo”.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial